Ser Autor Home Favoritos Feed


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Lixo energético

Até dois meses atrás,os resíduos recolhidos na Baía de Guanabara tinham lixões como destino certo.Hoje,o lixo recolhido por pescadores abastece a Usinaverde,na Ilha do Fundão,e vira energia elétrica. São cerca de 40 toneladas por semana,que geram energia suficiente para manter a empresa em funcionamento. O importante,ressalta o gerente de operações Jorge Nascimento,é livrar o meio ambiente de produtos nocivos,como o chorume produzido nos lixões. Em escala industrial, a Usinaverde é capaz de produzir 3,4 megawatts de energia a partir de 150 toneladas de lixo por dia. É o suficiente para atender a cerca de 13 mil residências. Transformar lixo em energia custa caro -o investimento médio numa usina é de R$35 milhões - ,mas a tecnologia já vem sendo negociada em outras capitais. " Santa Catarina terá duas unidades.Estamos negociando com São Paulo e alguns estados do Nordeste " ,diz Nascimento. No Rio, o lixo que abastece a Usinaverde é recolhido por meio de uma parceria entre a Federação dos Pescadores do Estado e a Petrobras.
O Globo ,25/06/09,Economia,página 28
Outra notícia boa de se ler é que finalmente ,o projeto de lei do governo que prevê que as sacolas plásticas distribuídas pelo comércio sejam substituídas por bolsas feitas de materiais reutilizáveis foi aprovado ontem pela Assembléia Legislativa do Rio ( Alerj ). Vamos conferir.Comente a notícia. Participe . Sua opinião é importante.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Vendo a tv agora , recebi mais estas inform.:as bolsa levam 400 anos para se decompór,em média 12 milhões de pessoas usam.......isso significa quase 66 sacolas plásticas por pessoa......Sérgio Cabral tem 15 dias para aceitar ou recusar o projeto.Qual será o resultado ?

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin