Ser Autor Home Favoritos Feed


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Livro Digital x Livro de Papel



Estava euzinha no dentista esperando uma eternidade para ser atendida e colocando minha leitura em dia ... com a Veja nas mãos(impressa, bonitinha de papel) do dia 14/10/09 (é estou com a leitura bem atrasada) e me deparo com a notícia do lançamento do Kindle. A primeira coisa que me veio em mente é que não vou usar isso, adoro os livros e as revistas de papel, marcar as páginas, espalhar os livros abertos na mesa enquanto escrevo, é a minha forma de trabalhar, eu simplesmente ADOROOOOO folhear revistas! Eu sei quanta celulose é necessária para fazer essas preciosas folhinhas, mas não sou perfeita e o meu pecado ambiental é amar o papel! Fui lendo meio, meio não MUITO contrariada (jamais abandonarei meus amigos celulosicos).... mas mesmo assim compilei algumas informações. O kindle já vendeu 1 milhão de unidades no Estados Unidos, no Brasil ele já esta sendo vendido com o preço médio de 1.016,00 dólares, na reportagem de Carlos Rydlewski a informação era a de que entraria no mercado na próxima semana. Outros e-readers ou e-books já estão sendo comercializados por diversas marcas Sony, Sansung ... A Amazon também informou que o último livro do Dan Brown "O Símbolo Perdido" foi comercializado nas versões papel e digital, e para a minha surpresa, bom confesso que não fiquei tão surpresa assim, talvez um pouco decepcionada ... o livro digital vendeu mais que o de papel, cerca de 48% a mais. A AAP Associação Americana de Editores, apresentou dados indicando que as vendas de e-books somaram 20milhões de dólares em 2003 e 2008 foram 113 milhões. Neste primeiro semestre de 2009 o crescimento já foi de 150%. Assombroso não é mesmo? Mas se os números já estão ótimos, porque o Kindle está assombrando os concorrentes? Porque o danado tem memória para 1.500 livros baixados pela rede 3G em cerca de 60 segundos cada a um custo de 11,99 dólares, cerca de 21,00 reais, e logicamente ele tem a Amazon. Refletindo friamente, que livro você compra por esse preço?

Li essa matérias 3 vezes e pensei muito a respeito, olhei a estante cheia, as caixas de revista, o acervo celulosico do meu benzinho e quando casar onde vamos alojar todos os amigos de papel? Confesso que não tenho nem metade dos livros que gostaria, e o motivo? A falta de verba. Bom estou quase me rendendo ao Kindle .... meu lado sustentável esta tentando convencer o lado traça de biblioteca.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Muito legal,esta sua postagem.......

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin