Ser Autor Home Favoritos Feed


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Absorventes Ecológicos!

Resolvi escrever sobre esta tema que é um pouco "polêmico". Quando falamos em produtos sustentáveis, estamos falando de produtos que causam o mínimo possível de impacto com meio ambiente. Porém é necessário analisar tudo, desde a matéria-prima utilizada na fabricação até o transporte que é utilizado para que o mesmo chegue até o consumidor final.
Falando em produtos que são muito prejudiciais para natureza, sempre penso no absorvente higiênico, um ítem que confesso, ainda não consegui substituir pelo ecológico...
Tenho lido muito à respeito, e achei diversos sites que já comercializam uma versão ecológica de absorvente, e outro site ensina até como fazê-los em casa!
Segundo o site Vox, cada mulher que usa absorventes descartáveis, joga fora algo em torno de dez mil a quinze mil produtos menstruais durante a sua vida fértil. Isso é o equivalente a dezessete carrinhos de supermercado cheios. A maioria dos absorventes é embalada individualmente, e com plástico, sendo que a embalagem também vai para o lixo. Dependendo do modelo, um absorvente pode levar até cem anos para se decompor totalmente. Isso soa como um crime para os ambientalistas, que acreditam que o uso sustentável de recursos significa reduzir a porção de cada recurso utilizado, reutilizar o que pudermos e reciclar como última alternativa.
Aqui neste Blog tem uma matéria bem legal sobre absorventes ecológicos, vale a pena conferir, fala sobre absorvente de pano e um outro que é tipo um copinho coletador: "O Mooncup tem uma capacidade de 30 ml, aproximadamente um terço de todo o fluxo produzido durante uma menstruação, pelo qual é provável que seja necessário mudá-lo com menos frequência do que os tampões. Além disso e porque o Mooncup é naturalmente reutilizável, não é preciso preocupar-se com o fato de ter que levar tampões para todo o lado e assim contribuirá para a preservação do ambiente. "

Achei neste site um passo a passo ensinando a fazer os absorventes de pano, e neste site tem muitas outras dicas "verdes".
Você sabia que um absorvente pode levar até 100 anos para se decompor na natureza?
E você o que pensa sobre o assunto?
Maíra Fontoura
Colaboradora do Blog Desenvolvimento Sustentável
Twitter @Mairafontoura

Um comentário:

Maria disse...

Adorei este post!!!
Obrigada pelas dicas.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin