Ser Autor Home Favoritos Feed


quarta-feira, 3 de março de 2010

Design Sustentável : : caminhos virtuosos


Esse é o título do livro que estou lendo. Não estou nem na metade do livro ainda, mas estou gostando bastante e recomendo, quando terminar faço um post com um resumão do livro. Os autores são o Fabrice Peltier e Henri Saporta, editora Senac, se quiser mais clique aqui.

O livro fala sobre as embalagens e seu impacto ambiental. Adoro embalagens e acho que elas podem ser mais verdes, mas não concordo que elas são as grandes vilãs. E já no começo do livro eles concordam comigo e o melhor é que seus argumentos são ótimos. Os autores falam que as embalagens aparecem mais que qualquer outro poluidor e é por isso que estão com uma péssima fama. Um exemplo é o suco de laranja, se consumir um suco industrializado o resíduo é a garrafa, mas se produzir o suco em casa, você expreme as laranjas e o resíduo neste caso são as cascas. Ninguém nunca fala deste tipo de resíduo, mas ele existe. O ideal seria enviar ele para a compostagem, como seria também, enviar a garrafa para a coleta seletiva. O que vale lembrar é que nos dois casos há resíduos. Outro ponto bacana do livro é a defesa da embalagem com um argumento que eu ainda não tinha ouvido. Sempre defendi que a comercialização de produtos sem a embalagem seria muito problemática, todos nós temos prefências por determinadas marcas e empresas, e escolhemos nossos produtos baseados nas experiencia que já tivemos com elas, nossas preferências são o resultado disso. Além de que a embalagem protege, acondiciona os produtos e comunica. Algumas pessoas defendem que devemos voltar aos tempos antigos, que cada pessoa deve levar seu recipiente e comprar os produtos a granel. Quando eu era criança, na feira compravamos feijão assim, os embalados eram mais caros, mas eram acondicionados em sacos plasticos também, os mesmos usados para embalar frutas e verduras. Os autores incluem ainda a função de preservar os alimentos (agora podemos estocar leite!!!). E lançam uma pergunta, o que é melhor jogar fora as embalagens ou os alimentos?

Eu já tenho minha resposta, qual é a sua?

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Realmente,vc lança uma grande questão.....No meu caso que faço compostagem orgânica e encaminho as embalagens para serem recicladas,tbm,acredito que saiba a resposta.....Gostei,vou tentar ler o livro.....

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin