Ser Autor Home Favoritos Feed


terça-feira, 6 de abril de 2010

Barco feito de garrafas de plástico




Parece incrível mas é verdade um barco de 12 mil garrafas de plástico encontra-se a navegar no oceano. Partiu acerca de uma semana da cidade americana de San Francisco pretende chegar à capital australiana Sydney.
Segundo o site BBC Brasil, esta viagem durará cerca de 3 meses e tem como objectivo chamar atenção para o problema da poluição nos oceanos. O ambientalista e herdeiro do sector bancário David De Rothschild e a sua tripulação partiram no catamarã Plastiki.
As 12 mil garrafas de plástico usadas no Plastiki foram preenchidas por dióxido de carbono para tornar o barco mais duravél e permitir que flutue.
O Plastitiki usa energia solar, eólica e turbinas marítimas.
Também tem uma bicicleta ergométrica que pode ser usada para carregar os computadores que serão utilizados a bordo, tem uma casa de banho que transformará os detritos em adubo e um jardim para que os vegetais possam ser plantados.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), quatro em cada cinco garrafas plásticas acabam em depósitos de lixo.
Os críticos dizem que a expedição apenas perpetua a crença de que é aceitável usar plástico se as pessoas reciclarem o material, ao invés de encorajar o fim do uso.
Dizem também que se o Plastiki se partir no meio do oceano depositará milhares de garrafas directamente no oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin