Ser Autor Home Favoritos Feed


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CONCURSO - Melhorar o mundo na escola

Hoje em dia, as escolas, através das matérias de ciências da natureza e geografia, vão transmitindo conceitos de ecologia e dos limites do planeta às crianças e adolescentes. Nas disciplinas não curriculares, algumas  actividades ajudam os alunos a compreender estas matérias. No entanto, se bem que nos primeiros anos de escolaridade a escola têm tido um impacto positivo, sendo as próprias crianças a induzirem os pais a um maior respeito pelo ambiente, na adolescência, a maioria dos jovens desinteressa-se. Talvez fruto da idade. Ou talvez fruto do exemplo que vêem em casa e à sua volta - os maus exemplos são sempre mais aliciantes...

E não se trata apenas do respeito pelo planeta e do entendimento dos seus limites. Trata-se também do respeito pelas outras pessoas, da compreensão dos males da sociedade, do sentir que fazem parte importante da mesma e nela devem participar, contribuindo para a sua mudança para melhor. Mas a acelerada vida moderna não dá espaço para reflexão. E o ensino está longe de colocar os jovens a pensar com a sua cabeça, com a sua alma - mecanizou-se.

A escola deve servir para mudar o mundo no bom sentido, não para perpetuar os erros. A escola precisa de inspiração e de inspirar.  Por isso, o blogue Sustentabilidade é Acção lançou o seu primeiro concurso, tendo como tema “Melhorar o mundo na escola. Sugiro, como inspiração, três excelentes vídeos relacionados com o tema. Dois deles são as palestras de Ken Robinson no TED (aqui e aqui), e o terceiro é o inspirador exemplo prático que vem da Índia, de Kiran Bir Sethi, cujo testemunho também no TED  fica aqui incorporado (também tem a opção de legendas em português):



Vejam aqui as regras e o prémio, e participem.

Um comentário:

Fernanda Eick disse...

Oi Maíra!

Estou muito feliz em participar do reciclamigo.
Gde abraço.
Fê.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin