O dióxido de carbono é um dos gases mais poluentes e o principal responsável pelo efeito de estufa.
As causas do aumento da concentração deste gás na atmosfera estão intimamente relacionadas com o crescimento desenfreado da economia e o uso intensivo de combustíveis fosseis ( tais como o petróleo e o carvão ).
"A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que a procura global de energia vai crescer 45% até 2030". Se não houver um ajuste na politica climática e energética, esta agência acredita que a temperatura média global poderá subir cerca de 6ºC, o que seria muito prejudicial para o planeta e para a humanidade. É urgente reduzir as emissões globais deste gás até 85% antes de 2050.
"A captura e o armazenamento de carbono (CAC) têm um potencial de reduzir as emissões dos parques termoeléctricos a carvão e de gás natural de 85% a 95%."
Esta tecnologia consiste em capturar e armazenar o dióxido de carbono de forma segura em estruturas geológicas.
A Noruega é o pais pioneiro da UE que mais se destaca no uso desta tecnologia. Desde 1996 captura um milhão de toneladas de dióxido de carbono do campo de gás natural Sleipner que é armazenado numa formação geológica a grandes profundidades no Mar do Norte.
A UE financiou diversos projectos para averiguar a segurança do depósito de CO2, concluindo que não houve qualquer fuga deste gás.
Este tipo de tecnologia está em estudo, mas a UE tem como objectivo criar até 12 projectos piloto de CAC.
Portugal é um dos países da UE que já mostrou estar interessado em instalar uma tecnologia deste tipo.
"Em Maio de 2009, o governo norueguês organizará uma conferência de alto nível sobre CAC para promover a compreensão da tecnologia e a sua contribuição potencial na luta global pelo clima".
Fonte - Semanário Expresso
Lamento, mas tentei
Há 3 meses
Um comentário:
Obrigado, novamente, pela visita e principalmente pelo convite !!
Estarei por aqui sempre que possível !!
Grande abraço,
Isabel
Postar um comentário