Ser Autor Home Favoritos Feed


domingo, 20 de fevereiro de 2011

O Rio Xingu e a barragem de Belo Monte

Imagem de Papel Social
mais de 20 anos que dura a polémica sobre a construção da  barragem de Belo Monte na bacia do Rio Xingu, na Amazónia, Brasil,  que obteve licença ambiental em Fevereiro de 2010.
Para além dos efeitos nefastos no equilíbrio dos ecossistemas da região, na biodiversidade e nas populações locais,  dezenas de especialistas  apontaram falhas nos estudos de impacte ambiental e lançaram dúvidas sobre a eficiência económica e energética daquele que o governo do Brasil quer que seja a terceira maior barragem do mundo.



"O Complexo Hidrelétrico de Belo Monte pode vir a ser um dos maiores desastres sociais e ambientais da história da Amazônia
Se construído, vai desviar e secar o Rio Xingu em um trecho de 100 quilômetros, conhecido como a Volta Grande, deixando o rio seco e povos indígenas, ribeirinhos, populações extrativistas e agricultores familiares sem água, peixe e meios de transporte. Além disso, vai inundar uma área de 668 quilômetros quadrados, inclusive parte da cidade de Altamira, contribuindo para a perda da biodiversidade, o aumento de doenças como a malária, emissões de gases de efeito estufa e outros graves problemas socioambientais.

Economistas, engenheiros e outros especialistas têm demonstrado que Belo Monte, cujo custo pode chegar a mais de R$30 bilhões, não é um projeto economicamente viável. Mesmo assim, o governo federal  tem pressionado o BNDES a utilizar dinheiro do contribuinte brasileiro e de fundos de aposentadoria de empresas estatais para bancar um empreendimento como este, que é altamente arriscado.

Existem caminhos muito melhores para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com respeito e envolvimento das populações locais e para atender às legitimas necessidades de energia do país, como investimentos em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas, como solar e eólica."

Fonte: Movimento Xingu Vivo para Sempre



A petição referida no vídeo já não está activa, mas está a petição da Avaaz contra a construção desta barragem:

"Para Presidente Dilma Rousseff:
Nós pedimos que a senhora impeça a construção do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte. Ao invés deste projeto desastroso, do ponto de vista ambiental, social e econômico, por favor, invista em eficiência energética e fontes verdadeiramente limpas e renováveis; proteja os direitos de populações indígenas e comunidades locais; e apoie o desenvolvimento sustentável que protege vidas e ecossistemas."

Um comentário:

Paulo Romero. disse...

Olá Manuela,
parabéns pelo blog,pela postagem e pela luta em defesa da nossa natureza!

Abraço.
Paulo Romero.
Meliponário Braz.

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin